Blog Caneta de Pena com Dayana Vaz

Atualidades

por Cristina Martins

foto articulista cristina martins

Atualidades

Sábado20Dezembrode 2014

Slow parenting – você sabe o que é isso?

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Slow parenting – você sabe o que é isso?

“Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados muita genteiria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.”

É indiscutível esta parte de um texto de Arnaldo Jabor, “Paciência”. Assim como, infelizmente, é indiscutível o nosso hábito de andar sempre à pressa. “Anda logo, menina, acorda, tá na hora de ir pra escola!!!” “Ai, gente, que demora pra ligar esse computador!!!” Pressa, pressa, pressa... ufa! Cansei...

Segunda08Setembrode 2014

Sempre alerta!

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Sempre alerta!

É chover no molhado dizer que os jovens hoje no Brasil (entende-se por “jovens” pessoas de zero a 19 anos) carecem de pulso firme em certas horas. Ninguém aqui está querendo dizer que os pais devem ser carrascos a todo o momento. Ser chato a todo momento é chato demais, não acham? Liberdade com controle para mim é o que há.

Achei péssimo a atriz Adriana Birolli, em reportagem exibida pelo programa Video Show em 2010, dizer que as pessoas “acham estranho” ela ter sido escoteira... estranho por quê? Citando Baden-Powell, criador do Movimento Escoteiro: “O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros". (Escotismo para Rapazes, 1908).

Segunda18Agostode 2014

Eles valem uma vida

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Eles valem uma vida

Cada vez mais amplos, os exames feitos logo após o nascimento do bebê ajudam a detectar precocemente doenças que não costumam apresentar sintomas imediatos, mas comprometem a saúde já nos primeiros meses de vida. Na rotina das maternidades, o recém-nascido passa por exames obrigatórios e outros que não são de praxe em todas as instituições, mas que podem ser solicitados pelos pais. Veja alguns detalhes sobre os exames e o que eles indicam.

Na tipagem sanguínea, temos a identificação do tipo de sangue e seu fator Rh, importante para emergências médicas. É obrigatória, e feita a partir da amostra de sangue colhida para o teste do pezinho, 48 horas depois que o bebê nasce.

No teste do pezinho, temos a coleta de amostra retirada do calcanhar ou veia do bebê. A coleta se faz depois de 48 horas, pois o bebê deve ter sido alimentado, fator importante para a ativação do metabolismo. As doenças detectadas são basicamente desordens metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fibrose cística (doença gravíssima que ataca os pulmões e leva à morte), anemia falciforme, dentre outras. Há uma versão ampliada, podendo-se identificar até 30 doenças diferentes.

Segunda04Agostode 2014

Aprender inglês com professor nativo é melhor?

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Aprender inglês com professor nativo é melhor?

"Minha professora de inglês nasceu nos Estados Unidos... a sua nunca foi para lá!"
"E só por isso você acha que ela é melhor do que a minha?"

E assim começa o embate entre dois alunos de diferentes cursos de idiomas.

A questão abordada neste texto, que fique bem claro, não é a formação do professor (que não deixa de ser importante, é claro), mas sim a questão tão polemicamente levantada tantas vezes nestes meus 16 anos de profissão: o fato de eu nunca ter morado no exterior.

Ao contrário do senso comum, o melhor professor de idiomas (no caso aqui, a língua inglesa, mas creio que valha para qualquer idioma) não é o nativo, mas aquele que fala também a mesma língua do aluno. A vantagem desse profissional está na capacidade de interpretar significados no idioma do próprio estudante. Com a hegemonia ameaçada no caso do inglês, professores americanos e britânicos devem reavaliar a maneira como ensinam o idioma.

Segunda28Julhode 2014

Na contramão do saudável

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Na contramão do saudável

Tenho um amigo, o Neto, que desenvolveu uma teoria a respeito das crianças se alimentarem com fastfood. Segundo ele, a questão não é o que você come, mas sim a maneira como o tal lanche é preparado.

Se a carne não levasse tanto óleo na chapa para ser frita, se o bacon fosse substituído por cenoura, por exemplo, crianças poderiam comer aquilo que lhes apetece aos olhos, mas no fundo comeriam aquilo que os pais julgam ser saudável.

E, pensando justamente nos tão deliciosos pratos rápidos e apetitosos, um homem nos EUA conseguiu perder 17 quilos apenas alimentando-se de McDonald’s por três meses. Na contramão do que foi veiculado pela própria empresa.

Segunda21Julhode 2014

Lixo eletrônico

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Lixo eletrônico

Caracteriza-se lixo doméstico por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal etc.

Em tempos atuais, inclui-se aí o lixo eletrônico (computadores, tablets, celulares e suas baterias etc). E, tanto quanto certas itens do lixo doméstico, o os eletrônicos podem (e devem) fazer parte do processo de reciclagem.

São aproximadamente 50 milhões de toneladas por ano. Os Estados Unidos lideram o ranking com três milhões de toneladas, seguidos de perto pela China, com mais de dois milhões de toneladas anuais.

Na América Latina, Brasil e México foram os países que geraram mais lixo eletrônico.Em 2012, o Brasil pôs no mercado dois milhões de toneladas de equipamentos eletrônicos e elétricos e gerou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico, aproximadamente 7 quilos por habitante. O México, por sua vez, lançou 1,5 milhão de toneladas de eletrônicos e gerou 1 milhão de toneladas de lixo, o equivalente a 9 quilos por habitante.

Terça15Abrilde 2014

Clico, logo existo

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

“Espera, espera! Antes de cortar o bolo, faz uma pose aí pro Facebook...”

“Junta todo mundo! Esta vai pro meu Instagram!”

Clicar, ao invés de viver, tornou-se norma.

Que piração é esta que toma conta das pessoas, onde cada passo, cada cerveja, cada manhã de cara amassada precisa ser assim tão exposta?

Segunda03Fevereirode 2014

Geral se trombar lá é "rolezinho”

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Geral se trombar lá é

          A origem dos rolezinhos se deu num bairro menos favorecido, Itaquera, em um shopping de lá, onde os habitantes têm a oportunidade de levar seus filhos e familiares a lugar menos distante e com as mesmas diversões daquilo que chamam de “lugar da elite”.

           Mas o que acho engraçado é justamente este ponto de encontro de tantas pessoas daquele local não ser escolhido, a não ser uma única vez (o início da onda) para tais encontros. Se bem que encontro, para mim, não define nada do que está acontecendo.

Sexta03Janeirode 2014

Posts do Facebook são mais lembrados que livros e rostos

Postado por: Cristina Martins , em: 2014 - Atualidades

Posts do Facebook são mais lembrados que livros e rostos

“Vem cá, te conheço?” Este bordão, conhecido de um programa de humor (para mim, na verdade, programa de gosto duvidoso, mas no momento não vem ao caso...), serve bem para o tema de hoje.

Já repararam que muitas pessoas possuem, em seus perfis no Facebook, pessoas com as quais nem possuem tanto contato assim, ou mal conhecem? Um perigo nos tempos atuais.

Mas talvez um perigo tão grande quanto este seja o fato de que um comentário feito por mim no Facebook, ou uma piada infame seja mais lembrada pelas pessoas do que uma citação famosa de um clássico ou o rosto de uma pessoa bonita que alguém possa ter visto.

Sexta27Dezembrode 2013

Eis a questão de legalizar

Postado por: Cristina Martins , em: 2013 - Atualidades

Eis a questão de legalizar

A princípio, torna-se muito cômodo falar mal da decisão do governo uruguaio quanto à legalização da maconha.

Uma das críticas mais pesadas que vi a respeito do assunto foi dada por Rachel Sheherazade, polêmica jornalista do SBT. Nela, Sheherazade afirma com afinco que o governo uruguaio passará a ser sócio dos traficantes, pois se concorda com a legalização do consumo é porque considera a guerra contra as drogas perdida. Em sua opinião, o velho ditado “se não posso com o inimigo, me junto a ele” é o que está acontecendo em terras uruguaias.

 

Sexta20Dezembrode 2013

O que a má-postura faz com o seu corpo e sua mente

Postado por: Cristina Martins , em: 2013 - Atualidades

O que a má-postura faz com o seu corpo e sua mente

Frequentemente reclamamos e ouvimos colegas se queixarem de dor nas costas, mas nos esquecemos de que, na maior parte dos casos, somos nós mesmos os responsáveis por esse desconforto. Agora, enquanto está lendo este texto em frente ao computador, você está sentado de maneira correta? Já parou para pensar em quanto a má postura afeta seu rendimento?

 

Perfil Cristina Martins

Cristina... mãe da Sofia, professora, tradutora, são-paulina não fanática, que adora bichos, especialmente cães.

Continue lendo...

Facebook

Equipe

equipe thumbs cristina equipe thumbs tylho
equipe thumbs gabriela equipe thumbs lenise

Ao Infinito e Além

acesse Ao infinito e além!

Na Mídia

acesse Na Mídia

Histórias e Entrevistas

acesse Ao infinito e além!

Vídeos

Visite-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
© 2013 - Todos os direitos reservados

Blog Caneta de Pena com Dayana Vaz.

 

Equipe

Instagram

instagram foto

Parceiros

“Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.”

Lao-Tsé
Créditos: Conexão | Genuinne

Arquivo de posts